Sabedoria Popular (Jocimar Pereira)


Hoje pedi ajuda
A um grande profeta popular
Um conhecedor do tempo
Que nunca pode estudar

 Visitei  Senhor Joaquim
No Bairro dos Americanos
Homem conhecedor do tempo
Experiência de muitos anos

 Daqueles que olha para o céu
E diz se vai chover
Sabe o tempo certo de plantar
Para o legume nascer

Preocupado com a falta de chuvas
Joaquim resolvi visitar
Pra ele me falar desse tempo
Que tá diferente por cá

Via de regra Fevereiro
É um mês de chuva intensa
O forte sol queimando
Nos dá uma preocupação imensa

Quando toquei no assunto
Logo Joaquim lembrou
De uma seca que em 42
Quase nada escapou

Mingau de uma massa especial
Do fruto ”Croatá”
Cuscuz de massa de coco
Ajudou o povo escapar

Foi um ano muito difícil
Lembra Joaquim o que aconteceu
O povo passou muita fome
Nesse ano nem manga deu

Me disse que em Fevereiro
Quando o sol esquenta demais
Antigamente era certeza de chuva
Hoje isso não acontece mais

Estamos no bendito mês
Sol quente e nada de chover
Estamos nas mãos de Deus
Só ELE pra causa resolver

 Há pouco mais de um mês atrás
Um grande círculo no sol observei
Com muita curiosidade
Meu querido Joaquim consultei

Com conhecimento invejável
Fruto de grande experiência
Me falou é seca, Jocimar
Disse com muita consciência

Apesar das perspectivas de Joaquim
Não serem positiva
Ele disse que tá aguardando
As chuvas com expectativa

Disse que Março vem aí
São José é Santo forte
E com muita fé acredita
Em nossa mudança de sorte

Pra ele é o último tiro
Falando em linguagem popular
Muita coisa tá perdida
Mas muita ainda dá pra salvar

Por isso com muita inteligência
Joaquim não me desanimou
E como se tivesse um segredo guardado
Disse que chuva ver eu vou

Mas se ainda será esse ano
Joaquim não me falou
Por isso esperançoso
Mês de Março aguardar eu vou

Nesse período de racionamento
É bom rezar pra chover
Caso contrário as consequências
Logo também iremos sofrer

O céu tá bastante nublado
Nesse momento troveja
Eu fico aqui na torcida
Pra que uma forte chuva veja

Dependemos muito da chuva
Com esperança vamos aguardar
Com muita fé que logo
A terra ela virá molhar

Chove, chove, chove chuva
Chove, chove sem parar
Vem trazer a alegria
Do Agricultor de Coroatá
Com muita esperança um abraço
Do Poeta Jocimar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parabéns Coroatá!!!!!!!

ITAPECURU: LÁGRIMAS E LENDAS (Jocimar Pereira)

8 de Abril (Jocimar Pereira)